O mito do aumento de peso causado pela pílula anticoncepcional.
As bulas dos anticoncepcionais esclarecem: pílulas não engordam. Mesmo assim, ainda há muita gente que, preocupada em manter-se em forma, não faz uso do remédio ou interrompe o tratamento logo na primeira cartela. Tudo por desinformação. O medo de ganhar peso é tanto, que nem se dão conta de que os quilinhos a mais podem ser frutos de alimentos calóricos em excesso e poucos exercícios físicos.
Uma boa pílula anticoncepcional, principalmente as mais recentes, que têm estrógeno em doses baixas não deve provocar aumento de peso. Um ou dois quilos no final de um ciclo é freqüente e natural. Quando a menstruação termina, tudo volta ao normal.
Vale destacar ainda que algumas pílulas são boas para diminuir a retenção de líquido no organismo. Outras, têm uma boa ação sobre a oleosidade da pele, por exemplo.
As indústrias farmacêuticas nunca terminam suas pesquisas visando os benefícios das usuárias. A busca é para que os hormônios sintéticos estejam em quantidades menores nas pílulas, sem que isso afete a eficácia das mesmas. O máximo de estrogênio na fórmula é de 50 mcg (microgramas). E o mínimo que existe é de 20 mcg - para se ter uma ideia, já existiu pílula com 150 mcg.
A presença do estrogênio no anticoncepcional é para manter regularidade cíclica (menstrual) e o progestagênio é o hormônio responsável pela contracepção.
Não existem comentários cadastrados no momento