Diet ou Light: Qual será o menos calórico?

Hoje em dia está cada vez mais comum produtos diet ou light nas prateleiras de supermercados. Uma volta no supermercado é o suficiente para encontrarmos dezenas de produtos com estas características, desde bebidas, até laticínios, passando por doces e biscoitos. Essa enxurrada de produtos nos deixa completamente confusos na hora de fazer compras.

O que será alimento diet? E light? 
A palavra diet, quando presente na embalagem dos alimentos, significa que aquele alimento em questão apresenta exclusão total de um determinado componente, componente este está presente em outros alimentos do mesmo tipo. Ou seja, ela pode significar ausência de açúcar, de glúten, de sal, etc... Isto, em termos práticos, nem sempre representa redução de caloria, como muitos acreditam. Isto porque geralmente estes componentes são substituídos por outros para manter o gosto ou a característica do produto, e este outro pode ser tão ou mais calórico do que o antigo. Por exemplo, em chocolates diet, o açúcar é substituído pelos adoçantes, porém esta substituição altera a sua consistência. Para manter a textura habitual, é acrescentada mais gordura à sua composição, aumentando, portanto, o seu valor calórico, apesar da ausência de açúcar. 

A palavra light, que muitas vezes é confundida com a diet, representa um contexto totalmente diferente. Produtos light significam redução de pelo menos 25% do valor calórico habitual. Este sim apresenta diminuição real de caloria. 

Atualmente existe um aumento de preocupação com relação a uma alimentação saudável. Para tanto, muitas pessoas recorrem a alimentos diet ou light. Porém um produto diet ou light não significa necessariamente uma dieta mais saudável. No caso de produtos diet, por exemplo, eles são apenas úteis para pessoas que não podem ingerir um determinado tipo de alimento. Assim sendo, um diabético necessitará de produtos diet com ausência de açúcar, um hipertenso de alimentos com ausência de sal, e uma pessoa com doença celíaca de produtos sem glúten. Uma pessoa com boa saúde e que queira fazer uma dieta saudável não deve consumir alimentos diet pelo simples fato de não ter algum componente. É preciso analisar todos os componentes existentes e suas proporções para saber se ele é adequado para as suas necessidades. 

Com relação aos alimentos light, eles também não devem ser consumidos de forma indiscriminada. Consumo de um produto light só propiciará diminuição de peso se for consumido a mesma quantidade do produto normal. Como fornece menos caloria, muitos acabam consumindo mais achando que não terão problemas. Esta atitude, além de ser mais caro (os produtos light são mais caros que os normais), acaba tendo efeito contrário pois a soma de calorias dos alimentos light consumidos é maior que a dos alimentos normais, levando ao aumento de peso. 

Portanto, para ter uma alimentação saudável, o consumo simples e indiscriminado de alimentos diet e light não é a solução. Estes produtos podem ajudar a melhorar a alimentação, porém é sempre importante a avaliação médica e nutricional para definir quais os produtos mais indicados e quais devem ser evitados.

bom (0)

Comentários

  1. Não existem comentários cadastrados no momento

Deixe seu comentário