Cuidados com a alimentação durante a gravidez

A gestante e os alimentos

Estar grávida, esperando um filho, é um acontecimento que mexe com toda a estrutura orgânica da mulher, obrigando-a a ter uma preocupação especial com sua dieta no dia a dia. 
Proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, não podem faltar na mesa das futuras mamães. Daí a importância de se fazer um controle com os nutricionistas, esta história de que a grávida deve “comer por dois” não corresponde à realidade. Na verdade, o peso da gestante pode e deve ser acompanhado no decorrer do pré-natal e no pós-parto para manter as condições saudáveis que a gestante e a mamãe precisam nesta fase da vida.

Uma mulher normal, que não esteja acima do peso, consome, em média, 2.000 kcal por dia. Já as grávidas devem ingerir por volta de 2.300 kcal. Isso garante que, ao longo da gravidez, a mãe adquira um peso extra. Nós consideramos que o peso fique na faixa de 10% acima do peso usual da mulher não grávida mais de 4,5 a 6 kg (bebê+placenta+bolsa d'água) o que dá em média de 1,2 a 1,4 kg por mês, no decorrer da gestação.
 
Entre os produtos que não podem faltar para as gestantes estão: carne, leite, ovos, queijo, arroz, feijão, macarrão, pão, cereal, batata, folhas verdes e frutas, mas é indispensável uma avaliação com o nutricionista para adequar o que a mamãe gosta e pode se alimentar e o que deve ser evitado.

O acúmulo de peso excessivo pode causar problemas como o aumento dos níveis de glicose e de bilirrubina no sangue das mães, o que pode gerar recém-nascidos com problemas como hiperglicemia e hiper bilirrubina. 

Portanto, é sempre importante ressaltar que o período de gravidez deve ter um acompanhamento adequado e constante do médico e do nutricionista para garantir o peso ideal

bom (0)

Comentários

  1. Não existem comentários cadastrados no momento

Deixe seu comentário