Para a maioria dos diabéticos, o exercício físico oferece uma série de vantagens, no entanto, é necessária uma seleção cuidadosa da atividade física a ser desenvolvida, assim como conhecer que tipo de diabético irá realizá-lo. A prática de exercício deverá ser diária, ou pelo menos de 3 a 5 vezes por semana com duração de 45 a 60 minutos. Em termos gerais, durante a prática do exercício físico devem-se levar em consideração as seguintes recomendações gerais:
1- Preparar planos de treinamento com o objetivo de favorecer e manter um bom controle metabólico, assim como melhorar as capacidades motoras.
2- O exercício físico é bom para manter o controle metabólico do diabético compensado, porém não é bom para o diabético não compensado.
3- Oferecer alimentos antes e durante as atividades físicas de longa duração, afim de prevenir a hipoglicemia.
4- Ingerir alimentos no período de recuperação, com o objetivo de recuperar os depósitos de glicogênio.
5- Administrar as doses de insulina em locais ou extremidades, pouco ou não utilizadas durante a atividade física no dia em que irá praticar os exercícios.
6- Diminuir a dose de insulina, no dia que irá realizar a atividade física, em 20 a 50%, dependendo da intensidade e duração do exercício.
7- Ao selecionar o plano de treinamento, deve-se levar em conta a idade, massa corporal, grau de controle metabólico quantidade de insulina e a dieta.
Por Eliane Stevanato
Não existem comentários cadastrados no momento