Nada é mais frustrante do que a insônia. Ficamos nos virando de um lado para outro na cama, contando carneirinhos, olhando para o rádio relógio vendo as horas passarem. Quer acabar com isso?
Aí vão algumas dicas de especialistas da Universidade de Stanford:
Vá deitar apenas quando está sonolento – de outra forma, você ficará se revirando na cama, pensando em como não consegue dormir, e tornará o processo mais difícil.
Se você não dormir dentro de 20 minutos, levante e vá fazer algo realmente chato – é a hora perfeita para ler o manual de instruções de sua geladeira. Faça algo chato, que te deixe com sono.
Não tire sonecas durante o dia – isso vai garantir que você esteja com sono e cansado na hora de dormir.
Não faça exercício antes de dormir – tente não se exercitar, pelo menos, durante 4 horas antes de dormir. Não estamos dizendo que não é para fazer exercício. Uma boa caminhada até ajuda na hora do sono, mas tente fazer isso pela manhã ou pela tarde. Durante a noite é hora de se recolher – permitindo que seu corpo relaxe.
Desenvolva pequenos “rituais” antes de dormir – tome um chá ou leite morno, ou relaze ouvindo música suave. É importante dar ao seu corpo algumas “pistas” de que você está se preparando para dormir, para que as atividades dele também adquiram um ritmo mais relaxado.
Use sua cama apenas para dormir – evite comer, estudar ou trabalhar deitado em sua cama. Quando você for para cama, seu corpo deve saber que você está prestes a dormir (sexo é a exceção).
Fique longe de cafeína, nicotina e álcool durante 4 horas antes de dormir – cafeína e nicotina são substâncias estimulantes que atrapalham seu sono. Evite café, coca-cola, chá verde e preto, cigarros e chocolate. E, quanto ao álcool, pode até parecer que ele ajuda você a cair no sono, mas a qualidade desse sono não será a desejada – você irá acordar várias vezes durante a noite.
Faça um lanche leve antes de dormir – se seu estômago está vazio, você ficará sentindo fome e isso pode interferir em seu sonho. No entanto, não é a hora ideal para comer aquele Big Mac. Lanches pesados podem interferir da mesma forma. Tente ingerir produtos que contenham triptofano, uma substância que induz o sono – os alimentos mais conhecidos são o peru e o leite.
Tome um banho quente duas horas antes de dormir – um banho quente irá elevar a temperatura de seu corpo. No entanto, é a queda de temperatura que o faz se sentir sonolento. Logo, tome um banho quente e espere seu corpo esfriar. O sono virá.
Torne seu quarto e sua cama confortáveis – um quarto muito frio ou quente pode ser desconfortável. Além de fazer você perder o sono, você precisará levantar par abrir a janela ou pegar um cobertor. Tenha certeza de que está tudo preparado, antes de você se deitar. Se a luz que entra no seu quarto de manhã cedo o incomoda, compre uma cortina com blecaute. E, se o problema for barulho, compre tampões de ouvido (isso, é claro, se uma conversa com seu vizinho barulhento não resolver. Ou então se seu marido se recusar a fazer tratamento para ronco).
fonte: Universidade de Stanford
Não existem comentários cadastrados no momento