Sua penteadeira é repleta de cremes que nunca foram abertos? A cada lançamento do novo produto anti-rugas "milagroso" você corre para a farmácia mais próxima? Se as suas respostas forem positivas, então, provavelmente, você já fez um grande investimento de tempo e dinheiro em cosméticos que não surtiram o efeito esperado. Pensando nisso, o site do GNT consultou especialistas para saber quais são os ativos mais importantes para as necessidades específicas da pele feminina em diferentes fases da vida: aos 20, 30 e 40 anos.
Aos 20 anos
Limpeza e hidratação são as palavras-chave nessa etapa da vida. Em primeiro lugar, é fundamental higienizar bem a pele com um sabonete ou mousse suave e focar no controle da oleosidade, do brilho excessivo e da acne. "Esses produtos também não podem remover em excesso a função de barreira da pele. Se isso acontece, temos o efeito rebote, com um alto grau de desidratação e, no final, temos de lidar com o excesso de oleosidade, pois com essa desidratação, o organismo entende que deverá produzir mais óleo", explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Embora o rosto ainda não apresente os sinais da idade, também pode-se adotar desde cedo um ritual de cuidados com a pele através do uso de ativos que ajudam a retardar a perda de colágeno e o aparecimento das primeiras linhas de expressões.
Ativos recomendados: Pro Barrier Repair (bioativo natural que restabelece a função de barreira da pele); Aquaporine Active AQP3 (oferece uma hidratação profunda à pele); Acneol SR (combate a acne e a oleosidade, além de estimular a renovação celular); Oligomix (contém cobre, zinco, magnésio e manganês, microelementos que atuam na formação de colágeno e controle da oleosidade) e Bio Apis (tem ação antisséptica e auxilia na cicatrização da acne)
Aos 30 anos
Segundo Mika Yamaguchi, a pele aos 30 anos exige atenção, principalmente, com a prevenção do fotoenvelhecimento, a uniformização do tom da pele e a redução das linhas de expressão. "Nessa idade, temos a primeira perda no metabolismo de regeneração e inicia-se a perda da estrutura primária das fibras de colágeno e elastina que se tornam mais frágeis e menos organizadas, além da redução da produção do ácido hialurônico responsável pela hidratação, radiância, firmeza e turgor da pele", complementa Claudia Marçal.
A dermatologista recomenda uma rotina de cuidados com a pele que inclua a higienização de manha e à noite, seguida do uso de uma loção tônica que recupere o PH cutâneo e promova a hidratação, ação calmante ou, se necessário, ação de controle da oleosidade. Para complementar, vale utilizar um hidratante na forma de sérum e creme para a área dos olhos.
Ativos recomendados: OTZ 10 (antioxidante avançado que combate os radicais livres formados pela radiação UVA, UVB e infravermelho); CoffeeSkin (conjunto de ativos que atuam na prevenção do envelhecimento pela exposição solar); Ascorbosilane C (melhora a biodisponibilidade da Vitamina C e permeação para camadas mais profundas da pele); EvenSkin A3 (diminui o aparecimento de manchas, uniformizando o tom da pele) e Laminactine™ (estimula a síntese de colágeno e de laminina, promovendo a regeneração e a maciez da pele).
Aos 40 anos
Flacidez, desidratação, rugas e linhas de expressão são os principais inimigos das mulheres nessa etapa da vida. A queda na produção de hormônios, a perda de tecido fibroso, a crescente lentidão na renovação celular e o desgaste da barreira que mantém a pele hidratada fazem com que a pele se torne mais flácida e perca a luminosidade. É importante, portanto, repor os micronutrientes perdidos ao longo dos anos.
Ativos recomendados: Progenitrix® (estimula a proliferação das células progenitoras, aquelas que incentivam a renovação natural e também sofrem ataques dos raios UV e as agressões do meio ambiente); Sculptessence (protege contra a degradação do colágeno, combate a flacidez cutânea e remodela o oval do rosto); Alistin (possui ação antioxidante "universal", combatendo radicais livres, e evita a glicação do colágeno, ou seja, a formação de rugas); Liftessence (tem propriedades tensoras imediatas para a pele, prolongando a aparência jovial); Hyaxel (possui ação preenchedora, pois potencializa as células da pele a produzir ácido hialurônico) e Procollasyl (ajuda a estimular a capacidade de auto-regeneração das células cutâneas e a resgatar a firmeza natural dos tecidos).
"Os ativos podem ser encontrados em farmácias de manipulação e devem ser prescritos por dermatologistas, para que avaliem a real necessidade de cada pele", afirma a farmacêutica Mika Yamaguchi, consultora técnica da Biotec Dermocosméticos.
Site GNT
Não existem comentários cadastrados no momento