O que é um prato equilibrado

Uma alimentação equilibrada e saudável é aquela que contém todos os nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar adequadamente: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Ela também deve respeitar três regras fundamentais:

Variedade: não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Portanto, devemos variar ao máximo os alimentos, para que o organismo possa absorver os mais diversos nutrientes;
Moderação: Não existem alimentos proibidos; todos podem ser consumidos, desde que com moderação.
Qualidade: significa comer mais alimentos que contêm vitaminas, minerais e fibras, e diminuir o consumo dos que possuem calorias “vazias”, como açúcares.

Um prato equilibrado prato deve conter:

Carboidratos: Arroz (integral, 7 cereais, vermelho, negro, branco), batata (inglesa, doce), mandioquinha, mandioca, milho, macarrão (branco, integral);
Proteínas: Carne magra, frango, peixe, ovos (omelete, cozidos, mexidos);
Gorduras: Óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada;
Vitaminas, minerais e fibras: Hortaliças cruas e cozidas, frutas
Além de equilibrar o prato, é importante que a refeição seja um momento agradável e tranquilo. Comer devagar, saborear o alimento é tão importante quanto o equilíbrio do prato.

Vale lembrar que se o prato for equilibrado no almoço e no jantar, mas durante o dia houver consumo excessivo de doces, salgadinhos, balas, etc., a alimentação ficará desbalanceada.

*Dicas do Departamento de Nutrição da Abeso: Mônica Beyruti e Renata Bressan.

site abeso

bom (0)

Comentários

  1. Não existem comentários cadastrados no momento

Deixe seu comentário