Novo guia dietético lançado recentemente pelo governo dos Estados Unidos estabelece o limite máximo de consumo de açúcar para 10% das calorias diárias.
Diminuir drasticamente o consumo de açúcar e de carnes vermelhas, frango e ovos foram algumas das principais recomendações do novo guia dietético norte-americano. Outras orientações aos norte-americanos foram para aumentar o consumo de frutas e verduras, farinhas integrais, alimentos com pouca gordura e carnes magras.
Sobre o açúcar, as novas diretrizes recomendam limitar o consumo diário a 10% das calorias ingeridas, recomendação válida também para gorduras saturadas. Outra grande novidade é com relação às recomendações para meninos adolescentes e homens. De acordo com o documento, o consumo de proteína era muito alta nessa idade, e a orientação se baseou na redução de carnes vermelhas, frango, ovos, além de aumentar o consumo de vegetais.
Comer menos carne vermelha estaria ligado a um risco menor de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, assim como de obesidade, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer, aponta o guia. Também recomenda um estilo de vida saudável, que inclui exercícios regulares e uma dieta baseada em verduras e grãos integrais.
A cada cinco anos, o órgão atualiza as orientações aos norte-americanos e as mudanças foram consideradas importantes, especialmente em um país onde mais de um terço da população adulta é considerada obesa, cerca de 79 milhões de pessoas.
Fonte: GAZETA DO POVO - PR
Não existem comentários cadastrados no momento