Dieta Ortomolecular

A culinária ortomolecular, assim como a medicina que leva este nome, tem como principais objetivos corrigir os erros alimentares - principalmente de micronutrientes, ou seja, minerais, vitaminas e ácidos graxos (gorduras) essenciais - e neutralizar os radicais livres dentro do organismo. Na realidade, as descobertas da medicina ortomolecular somente corroboram os princípios de vários sistemas alimentares naturistas que já existem há muito tempo, alguns desenvolvidos há algumas décadas até outros existentes há milhares de anos. 

A diferença é que agora, com os novos recursos da bioquímica e com o estudo dos radicais livres, se sabe para que e porque, determinados alimentos e formas de preparo são indicadas, e outras não. 

Os radicais livres são substâncias altamente reativas que quando se acumulam no organismo produzem um estresse celular que pode chegar à morte da célula. Na melhor das hipóteses, os radicais livres produzem um desgaste e envelhecimento celular precoce. O excesso de radicais livres ou estresse oxidativo é produzido por condições como intoxicações por metais pesados (poluentes da água, ar e alimentos), tabagismo, alcoolismo, frituras e gordura saturada, estresse, tensão emocional e baixa ingestão de alimentos antioxidantes. Esse estresse oxidativo que é um estresse celular, predispõe o organismo a condições como fadiga crônica, infecções freqüentes e a vários tipos de patologia como câncer, psoríase, artrite, doenças auto-imunes, doenças cardio-circulatórias, etc. 

Os anti-oxidantes são as substâncias que combatem esses radicais e são compostos pelas vitaminas, determinados minerais e aminoácidos e também por algumas enzimas e hormônios que sintetizamos no organismo. Os chamados alimentos anti-oxidantes atuam em 4 níveis diferentes: 1) impedem a formação de radicais livres, 2) impedem a sua "propagação", 3) neutralizam os radicais livres já formados e 4) participam da formação dos anti-oxidantes sintetizados pelo organismo. 

Princípios da culinária ortomolecular: 
1) Comer alimentos ricos em anti-oxidantes 
2) Comer uma parte dos alimentos crus 
3) Cozimento no vapor 
4) Utilizar vegetais sem agrotóxicos 
5) Utilizar cereais integrais 
6) Evitar frituras e margarinas 
7) Evitar carne vermelha, porco ou carne em conserva 
8) Evitar enlatados e conservas artificiais 
9) Evitar açúcar branco 
10) Evitar xantinas (cafeína e similares) 

bom (0)

Comentários

  1. Não existem comentários cadastrados no momento

Deixe seu comentário