É bom saber que, no caso das cirurgias plásticas, os homens têm duas vezes mais chance de desenvolver hematomas em conseqüência da cirurgia que as mulheres. E o risco é consideravelmente maior entre os hipertensos.
A observação é resultado de um estudo norte-americano publicado na revista da "American Society of Plastic Surgeon". O médico Daniel Baker, autor do estudo, explica a teoria. Segundo ele, "a pele masculina é mais densa e mais vascularizada do que a feminina. Além disso, os folículos capilares localizados no rosto, responsáveis pelo crescimento dos pelos, exigem maior suprimento sanguíneo". Baker comenta ainda que, os hipertensos estão mais sujeitos ao surgimento dos hematomas porque "os vasos sanguíneos são como tubulações hidráulicas. Se a pressão é forte, há vazamento. Nas pessoas, se a pressão está elevada, hematomas surgirão nas áreas de sangramento", compara.
Neste caso os especialistas recomendam o uso de medicamentos para diminuir a pressão três dias antes da cirurgia.
Os cuidados que qualquer paciente deve ter antes da cirurgia plástica, independente do sexo, são redobrados em relação as condições do organismo.
Os especialistas afirmam que é preciso fazer uma avaliação clínico-cardiológica, suspender o uso de medicamentos como aspirina e alguns anti-inflamatórios, parar de fumar e fazer uma dieta alimentar antes de marcar a data da cirurgia e em determinados casos aumentar a resistência orgânica.
Não existem comentários cadastrados no momento