De Médico Para Médico: O papel dos antioxidantes na endometriose e fertilidade

O estresse oxidativo pode contribuir na patogênese de endometriose, mas não parece afetar fertilidade neste contexto. 

"As espécies de oxigênio reativo mostram efeitos de citotoxicidade em função reprodutiva por inibição de motilidade de esperma, anexo de esperma para oócito, e bloqueia o oócito fertilizado em uma fase cedo de desenvolvimento", explica Dr. Mateusz Mikolajczyk (Karol Marcinkowski Universidade de Ciências Médicas, Poznan, a Polônia e colaboradores. Porém, o papel dos antioxidantes na endometriose e infertilidade associada ainda são motivos de estudos. 

Os investigadores obtiveram amostras peritoneal fluidas de 65 mulheres que sofrem laparoscopia diagnóstica, incluindo 29 com endometriose moderado e infertilidade, 12 com infertilidade de idiopatica, e 24 controles férteis. 

A atividade peritoneal fluida do antioxidante enzimas superóxido dismutase e peroxidase de glutationa, como também o estado de antioxidante total, era mais baixo entre mulheres estéreis com endometriose e mais alto nesses com infertilidade de idiopatica. Isto sugere que possa ser implicado baixo potencial de antioxidante no desenvolvimento de endometriose, mas provavelmente não influencia nenhuma fertilidade nestes pacientes, dizem os investigadores. 

Devido a estes resultados, eles sugerem "a possibilidade de administrar antioxidantes para tratar as mulheres com endometriose em baixo estado de defesa antioxidante total deveriam ser testados como um método não invasivo de monitorar tal tratamento". 

bom (0)

Comentários

  1. Não existem comentários cadastrados no momento

Deixe seu comentário