Tira Dúvidas

Este espaço é destinado para você compartilhar suas dúvidas com outros leitores do site. O Núcleo da Saúde tem recebido muitos e-mails com perguntas sobre os mais variados assuntos. Grande parte das questões reproduzidas abaixo, certamente são comuns a muitos outros leitores. Não deixe de perguntar, tire suas dúvidas e fale conosco!

  1. Waléria, de São Paulo

    Espinhas, dor de cabeça e outros sintomas da TPM

    Gostaria de saber se o fato de ter espinhas aos 24 anos esta relacionado com o problema da TPM. Tenho fortes dores de cabeça, tenho os piores sintomas que possa imaginar. Até quando vou ter estes problemas? Será que tem cura?

    1. A TPM é responsável por muitas reações que antes as mulheres não entendiam. A acne pré-menstrual pode ser mais uma delas. As variações hormonais deste período podem levar a um aumento da oleosidade da pele caracterizando quadros de acnes. E este fato não está relacionado a idade. Não importa se você tem 14, 24 ou 34 anos, pois a idade nem sempre é um fator decisivo para que a TPM e seus sintomas apareçam.
      Estão embutidos aí, vários fatores orgânicos, nutricionais, ambientais, medicamentosos, emocionais, laborativos, educacionais, hereditários e até genéticos.
      Qualquer que seja o sintoma, não quer dizer que ele não tenha cura. É evidente que para cada sintoma existe uma boa análise e discernimento para o devido tratamento. Portanto, ao procurar seu médico, tente ajudá-lo, contando detalhadamente todos os seus sintomas, pois assim, ele terá mais subsídios para lhe ajudar a sair desta situação constrangedora e inconveniente.
      Não se esqueça que a medicina cresce a cada momento e que novos medicamentos e alternativas de tratamento estão ao seu dispor. Nunca faça nada sem antes consultar o seu médico! Você, por acaso, já ouviu falar da medicina ortomolecular? Quem sabe ela poderá lhe ajudar também!


  2. Michele, Vila Velha - ES

    Rubéola e Gravidez

    Gostaria de saber se uma mulher que pretende engravidar - ou que esteja no início da gravidez - tiver contato com uma pessoa contaminada por rubéola, oferece riscos para a criança? Sou vacinada há menos de seis meses contra a doença.

    1. Se uma mulher que estiver grávida e estiver fazendo pré-natal, o médico pedirá exames para avaliar se ela foi vacinada ou entrou em contato com alguém que já teve rubéola ou mesmo ela própria teve a doença que passou despercebida. Aí teremos 3 casos a considerar:

      1º a mulher nunca teve rubéola;
      2º a mulher entrou em contato com o vírus da rubéola e já está resistente. Ex: vacina ou contato anterior com a alguém doente;
      3º a mulher está contaminada.

      No 1º caso ela deverá, se estiver grávida, evitar o contato com pessoas suspeitas de serem portadoras de rubéola. 
      No 2º caso, ela terá maior resistência ou imunidade quanto ao contágio com a doença.
      No 3º caso ela terá maior possibilidade de transmitir ao feto, principalmente se for contagiada nos primeiros 3 meses de gestação, problemas que possam interferir na formação do bebê. Mesmo após o 3º mês de gestação, ainda existe a possibilidade de ocorrência de problemas no desenvolvimento da gravidez. O risco, neste caso, é muito maior e o bebê pode nascer com problemas.

      Por uma questão de segurança, caso a mulher tenha sido recentemente vacinada contra rubéola, orientamos para que ela pense em gravidez após 9 meses da vacinação.
      A vantagem da vacinação, é que tanto a mãe como o feto têm segurança contra a contaminação desta doença. Mas nunca se esqueça de fazer um bom pré-natal. Ele é fundamental para a saúde da mãe e da criança!


  3. Ana Paula, Atibaia - SP

    Problemas após interrupção de anticoncepcional

    Após vários anos fazendo uso de pílula anticoncepcional, decidi interromper o método por alguns meses. Não senti alterações no meu ciclo menstrual, mas agora, quando recomecei o tratamento, minha menstruação desregulou logo na primeira cartela. Nesse mesmo mês, minha menstruação veio três vezes! Isto é normal? Porque aconteceu isto comigo?

    1. O uso do anticoncepcional contínuo, com poucas ou nenhuma, pausa (entenda aqui que a pausa seria intervalo de 1 mês sem o uso de pílulas) poderá trazer um chamado "escape hormonal" que faz com que ocorra sangramentos fora do periodo considerado menstrual.
      Na verdade, este fato não ocorre normalmente, porém em cada caso o organismo reage de uma maneira. Muitas vezes as bulas dos medicamentos trazem os chamados "efeitos colaterais" que indicam fatos que poderão ocorrer como o que você descreveu.
      Em todo caso, você não deve parar com o uso do anticoncepcional, mesmo que ocorra sangramentos, pois uma nova interrupção poderá alterar a função da atuação do hormônio da pílula no seu organismo, diminuindo sua eficácia.
      Seria bom você marcar uma consulta em seu médico. Conversando com você, ele terá mais detalhes do que está ocorrendo e poderá traçar um diagnóstico mais preciso.


  4. Adriana, São Paulo - SP

    HPV e a Medicina Ortomolecular

    Fiz exames ginecológicos que confirmaram a presença do HPV. Em um caso como esse, a Medicina Ortomolecular poderá me ajudar?

    1. O Papilomavírus Humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível bastante comum que, caso não diagnosticada a tempo, pode causar câncer de colo de útero e também câncer cervical.
      A baixa resistência orgânica pode contribuir para a reprodução do vírus. Alguns alimentos são ricos em uma proteína chamada lisina, que tem a capacidade de diminuir a reprodução viral, favorecendo assim uma recuperação mais rápida. Demonstrando que a alimentação é, na maior parte das vezes, a melhor defesa do organismo, você deverá sentir-se mais segura com uma boa orientação ortomolecular.
      Estão aqui alguns alimentos que favorecem o organismo a aumentar a defesa em relação às agressões virais como o HPV e o Herpes, de maneira geral. 

      São alimentos ricos em lisina: 
      - iogurtes, principalmente o magro (light)
      - queijos, especialmente ricota, camembert e parmesão 
       - leite, principalmente desnatado 
      - carnes: peixes, galinha, peru, gado, ovelha (nesta ordem) 
       - frutas e verduras

      Alimentos com altos teores arginina e que devem ser evitados:
      - amêndoas 
      - amendoim 
      - côco
      - nozes 
       - aveia 
       - sementes em geral 
      - suco de abacaxi, uva e laranja.

      É sempre bom lembrar que o tratamento clínico não deve ser descartado e que a consulta ao médico é fundamental!


  5. Elizandra, Brasília - DF

    Útero Bicorno

    O que significa ter "útero bicorno". Quais as conseqüências?

    1. O termo "bicorno" é usado para descrever uma má formação do aparelho genital feminino. Trata-se de uma divisão interna da cavidade uterina que pode ser observada através de exames clínicos, ultrassonográficos ou radiológicos.
      Como o útero bicorno apresenta duas cavidades diferentes - uma pequena e uma grande, por exemplo - e muitas vezes a gravidez se desenvolve somente na maior das cavidades o que não atrapalha em nada o processo. 
      De outro lado, às vezes é preciso recompor as duas cavidades em uma só - tratamento cirúrgico -, o que de uma maneira geral, previne futuros problemas na gravidez, menstruações, uso de DIU e etc.
      É sempre importante a correta avaliação profissional, portanto, faça todos os exames que seu médico pedir e lembre-se que a prevenção é o melhor remédio!


  6. Mariana, Brasília - DF

    Dúvidas Preliminares

    Gostaria de saber se posso ter relações sexuais estando menstruada? Por quanto tempo é bom usar um anticoncepcional? Vez ou outra sinto pequenas dores enquanto faço amor, isso é normal?

    1. Fazer amor é bom de qualquer maneira e a menstruação nunca foi obstáculo para isso! É evidente que a higiene é fator primordial para o sucesso do relacionamento. E se seu companheiro não se incomodar com o fato, vocês certamente terão momentos felizes!
      Quanto ao uso de anticoncepcional, existem várias alternativas, sendo que a melhor é aquela que o seu organismo se adaptar bem. 

      Você poderá usá-lo das seguintes maneiras: 
      - Com intervalos para pausas a cada 3/6/9 meses, isto é, você usa 3 meses e pára 1 mês ou usa 6 e para 1 ou usa 9 e para um. 
      - Pode usar por um período maior e parar 1 mês a cada 3 meses de uso. 
      - Por fim, você poderá usar por 9 meses ininterruptos e aí parar 1 ou mais meses! 

      Como você vê, o uso do anticoncepcional oral é bem democrático, estando diretamente ligado às necessidades do seu corpo e de sua vida. É claro que a orientação do seu ginecologista é muito importante, não deixe de consultá-lo. 
      A dor no relacionamento sexual muitas vezes está relacionada à forma de como está sendo feito (posições), outras vezes com o período (próximo da menstruação: início ou término), ou ainda, com o seu "pique" (estar mais ou menos estimulada). Não devemos esquecer também, a possibilidade de alterações orgânicas - como inflamações, infecções ou alergia a preservativo, por exemplo - que devem ser analisadas pelo médico para sua maior tranquilidade.